Tratamentos - Lombalgias
A massagem terapêutica localizada é essencialmente uma massagem localizada, com o objetivo da recuperação gradual da zona afetada, alivia a dor resultante do stress, das contraturas musculares, das inflamações, das dores devido à postura ou esforços repetitivos, deve ser realizada frequentemente para a obtenção de melhores resultados.
Esta massagem realiza-se com óleos e durante a massagem a terapeuta trabalha com uma especial atenção as zonas mais problemáticas. Todas atuam principalmente com a pressão, fricção e manipulação muscular e dos restantes tecidos moles com os dedos e mãos, como resultado obtém-se um efeito de relaxamento intenso e bem-estar físico geral. A massoterapeuta é devidamente formada e treinada para realizar um diagnóstico antes de iniciar a massagem para garantir a sua segurança e satisfação, a pressão e as técnicas utilizadas são escolhidas e adaptadas para cada paciente.
A massagem terapêutica pode ser executada em qualquer idade e inclusive em diversas situações clínicas, afinal é considerada como parte da medicina preventiva.
Estes tratamentos são indicados principalmente para tendinites, lombalgias, dorsalgias, cervicalgias, dor ciática e fascites plantares.
Nestas situações é feita uma consulta inicial de diagnóstico e tratamento onde é definido o número de sessões a realizar, e onde será explicado ao detalhe o tratamento a realizar.
Lombalgias:
A lombalgia é a dor que ocorre na região lombar inferior. A lombociatalgia é a dor lombar que se irradia para uma ou ambas as nádegas e/ou para as pernas na distribuição do nervo ciático. Pode ser aguda (duração menor que 3 semanas), subaguda ou crônica (duração maior que 3 meses).
Como existe um grande número de estruturas na coluna (ligamentos, tendões, músculos, ossos, articulações, disco intervertebral) há inúmeras causas diferentes para a dor. Somando-se a isso há inúmeras doenças sistêmicas não reumatológicas que podem manifestar-se com dor lombar. A maioria das dores lombares é causada pelo “mau uso” ou “uso excessivo” das estruturas da coluna (resultando em entorses e distensões), esforços repetitivos, excesso de peso, pequenos traumas, condicionamento físico inadequado, erro postural, posição não ergonômica no trabalho e osteoartrose da coluna (com o passar do tempo, as estruturas da coluna vão se desgastando, podendo levar à degeneração dos discos intervertebrais e articulações). Outras causas incluem doenças inflamatórias como a espondilite anquilosante, infecções, tumores, …
BENEFÍCIOS:
– Aumenta a drenagem linfática e melhora a circulação sanguínea;
– Relaxa os músculos,
– Melhora a amplitude de movimento;
– Melhora a mobilidade;
– Aumenta a flexibilidade;
– Aumenta a produção de endorfinas que funcionam como analgésico natural do corpo;
– Diminui a dor, edemas numa determinada área/extremidade, os índices de stress, aumentando a sensação de bem-estar;
– Aumenta a produção de oxitocina, dopamina e serotonina que potencializam a sensação de bem-estar e prazer;
– Aumenta a circulação sanguínea;
– Aumenta a qualidade do sono;
– Reduz a inflamação dos tendões;
– Atenua as dores associadas a contraturas e tendinites;
– Reduz a fadiga e sensação de cansaço.
Duração da sessão: 45 minutos