Tratamentos - Tendinites e Tenossinovites

A massagem terapêutica localizada é essencialmente uma massagem localizada, com o objetivo da recuperação gradual da zona afetada, alivia a dor resultante do stress, das contraturas musculares, das inflamações, das dores devido à postura ou esforços repetitivos, deve ser realizada frequentemente para a obtenção de melhores resultados.

Esta massagem realiza-se com óleos e durante a massagem a terapeuta trabalha com uma especial atenção as zonas mais problemáticas. Todas atuam principalmente com a pressão, fricção e manipulação muscular e dos restantes tecidos moles com os dedos e mãos, como resultado obtém-se um efeito de relaxamento intenso e bem-estar físico geral. A massoterapeuta é devidamente formada e treinada para realizar um diagnóstico antes de iniciar a massagem para garantir a sua segurança e satisfação, a pressão e as técnicas utilizadas são escolhidas e adaptadas para cada paciente.

A massagem terapêutica pode ser executada em qualquer idade e inclusive em diversas situações clínicas, afinal é considerada como parte da medicina preventiva.

Estes tratamentos são indicados principalmente para tendinites, lombalgias, dorsalgias, cervicalgias, dor ciática e fascites plantares.

Nestas situações é feita uma consulta inicial de diagnóstico e tratamento onde é definido o número de sessões a realizar, e onde será explicado ao detalhe o tratamento a realizar.

Tendinites e Tenossinovites:

A tendinite é a inflamação de um ou mais tendões, ou seja, das estruturas fibrosas que conectam os músculos aos ossos e servem para transmitir a força de contração muscular necessária para mover uma determinada parte do corpo.

A tenossinovite é a tendinite acompanhada por uma inflamação da cobertura protetora sobre o tendão (bainha do tendão).

As principais manifestações da tendinite são dor, inchaço local e dificuldade ou incapacidade para efetuar certos movimentos.
As tendinites podem surgir por desgaste e enfraquecimento dos tendões (Tendinopatia) como também por uso repetitivo e excessivo das articulações.
Pode ocorrer em pessoas de todas as idades, envolve com mais frequência os tendões dos ombros, cotovelos, mãos e punhos, tornozelos e pés. Em geral, costuma ser temporária, mas, se não tratada corretamente, pode se tornar crônica e incapacitar o indivíduo de executar atividades que exijam a participação do tendão doente.

As tendinites tendem a desenvolver-se nos seguintes tendões:
– Tendões do ombro (Manguito Rotador).
– O tendão sobre o bícepts no braço (Tendão Bicipital).
– Tendões próximos do osso do quadril (Trocanter). Comumente denominada de Bursite Trocantérica.
– O tendão Poplíteo, que percorre na parte lateral do joelho.
– Tendão calcâneo no calcanhar ( Tendinite do Calcâneo).
– Os tendões flexores que fecham os dedos (Dedo Gatilho).
– Os dois tendões que afastam o polegar da mão (Síndrome de Quervain).

BENEFÍCIOS:
– Aumenta a drenagem linfática e melhora a circulação sanguínea;
– Relaxa os músculos,
– Melhora a amplitude de movimento;
– Melhora a mobilidade;
– Aumenta a flexibilidade;
– Aumenta a produção de endorfinas que funcionam como analgésico natural do corpo;
– Diminui a dor, edemas numa determinada área/extremidade, os índices de stress, aumentando a sensação de bem-estar;
– Aumenta a produção de oxitocina, dopamina e serotonina que potencializam a sensação de prazer e bem-estar;
– Aumenta a circulação sanguínea;
– Aumenta a qualidade do sono;
– Reduz a inflamação dos tendões;
– Atenua as dores associadas a contraturas e tendinites;
– Reduz a fadiga e sensação de cansaço.

Duração da sessão: 45 minutos